segunda-feira, 28 de maio de 2012

Resistência ás inovações





Renovação cientifica limitadas a um pequeno grupo de pessoas , pois a maioria da população continuava analfabeta . 
Uma cultura de elites que coexistia com formas diversas da cultura popular , baseada nas experiencias do quotidiano , na religião e nos conhecimentos relativos á agricultura , ao artesanato , ás festas , á gastronomia e aos usos e costumes transmitidos de geração em geração . 
As inovações tecnicas e cientificas eram vistas com grande desconfiança por algumas pessoas , sendo muitas vezes os seus autores acusados de bruxaria e condenados pela inquisição . 
Tudo o que punha em causa as verdades e valores ditos e defendidos pela igreja catolica enconttrava grande resitencia , tendo sido muitos cientistas presos e condenados pelo tribunal do Santo Oficio .
Na Peninsula Iberica e na Peninsula Italica a repressao ás novas ideias era controlada , principalmente , pelas Inquisiçoes desses países . Os livros proibidos encontravam-se referidos no INDEX





O ensino tradicional 

Em Portugal o ensino universitario era controlado pela igreja . 
Os jesuitas tinhas posse da universidade de Evora .O ensino experimental não era tão desenvolvido como nos paises do Norte da Europa . Tudo o que se afastasse dos principios da igreja não podia ser ensinado . Estes factores contaram-se entre os principais responsáveis pelo atraso científico e tecnologico de Portugal em relação a outros países europeus . Este atraso , contudo , não deve ser exagerado , visto que Portugal , pelos contactos internacionais que tinha , foi permeável a muitos inventos e ideias oriundos do estrangeiro . 

Sem comentários:

Enviar um comentário