segunda-feira, 28 de maio de 2012

A CULTURA E O ILUMINISMO EM PORTUGAL FACE Á EUROPA


A mentalidade e arte barrocas


Na primeira metade do século XVII, a Igreja Católica, procurou utilizar arte para consolidar a fé dos seus crentes. Surgiu em Roma, a arte barroca, que abandonava a simplicidade das linhas horizontais e a simetria que marcaram a arte renascentista.
Por isso:


Na arquitetura edificaram-se igrejas e palácios com fachadas monumentais onde predominavam linhas curvas e contracurvas que transmitem a ideia de movimento e interiormente decorados. (Bernini e Borromini).


Na escultura explorou-se o dramatismo das figuras, procurando comover o observador. (Bernini).
Na pintura expressou-se toda a exuberância e ostentação da época. Pintaram-se tetos e paredes com figuras religiosas, pintava-se quadros onde as famílias da nobreza se fizeram retratar. (Vélasquez, Rubens e Rembrandt).


O barroco em Portugal


O barroco em Portugal desenvolve-se entre 1580 e 1756. Em 1580, Portugal perde sua autonomia como país, passando a integrar o reino da Espanha. Em 1756 funda-se a Arcádia Lusitana – uma academia poética -, e tem início um novo estilo: o Arcadismo.
A marca do artista portugueses fez-se sentir principalmente nos altares de talha dourada e nos painéis de azulejo que embelezavam igrejas, salões, escadarias e jardins.
Em Portugal, é semelhança de outros países europeus, abundavam bailes e espetáculos da corte, onde a música, o teatro, e a ópera eram componentes importantes.
A construção dos coches revestidos de talha dourada, o mobiliário e ourivesaria eram também sinais de riqueza.

Sem comentários:

Enviar um comentário